GP do Canadá de 1973


Nesta prova, após uma enorme confusão debaixo de chuva, Peter Revson foi declarado vencedor, embora Fittipaldi tivesse cortado a linha de meta em 1º.

Nota: em 1973 o GP do Canadá era a penúltima prova do calendário. Realizou-se em 23 de Setembro, em Mosport Park, e Stewart já era oficiosamente campeão desde o GP anterior (Itália).

O último GP da temporada foi o dos EUA em 7 de Outubro, prova em que François Cévert faleceu nos treinos. No GP da Holanda, realizado em 29 de julho, tinha morrido Roger Williamson, com 25 anos, num March 731 G.

A CORRIDA:

Ronnie Peterson era o pole position. Nos treinos de classificação, Niki Lauda atropelou uma raposa, seu carro decolou e, por sorte, o futuro tricampeão apenas machucou o pulso.

Antes da largada chovia muito, e uma densa neblina desceu sobre o circuito. A largada foi dada com uma hora de atraso e com pista molhada. Lauda liderava com Emerson Fittipaldi em segundo, mas após 20 voltas a pista começou a secar. Entre as voltas 20 e 24 todos, os carros pararam nos boxes para pôr pneus slick (de chuva), e sem computadores, ninguém sabia ao certo quem estava em qual posição. Dez voltas depois, Jody Scheckter colidiu com François Cevert (seria sua última corrida antes de sua morte em Watkins Glen, não sem antes tirar satisfações com o sul-africano naquele dia), e então entrou na pista o Safety Car.

A instrução era, como hoje, que o Safety Car entrasse na frente do líder da prova, só que no momento em que o carro de segurança entrou na pista, Jack Stewart, o líder, entrou nos boxes, e ao invés de liderar quem viesse em segundo, o Safety Car esperou por Stewart, deixando que vários outros carros passassem, até que o escocês saísse dos pits. A partir dali ninguém sabia mais quem era o líder. Em algumas interpretações do lap chart manual, o líder era Jackie Oliver, da Shadow (futuro dono da Arrows), ou Jean Pierre Beltoise, da March. Emerson vinha atrás dos dois e os ultrapassou, marcando a melhor volta da prova, e havia tanta certeza de que ele liderava que, ao receber a bandeirada no limite de 2 horas, Colin Chapman o saudou atirando seu boné ao alto, como fazia em todas as suas vitórias. Só que o diretor de prova não deu a bandeirada.

Um dos pilotos que o SC permitiu que o ultrapassassem enquanto esperava Stewart era Peter Revson, que vinha na volta do líder - e não uma volta atrás. Assim, ele ganhou uma volta em relação aos demais. 5 horas de protestos depois, Revson foi declarado o vencedor oficial.

Classificação Final

1 Peter Revson - McLaren-Ford
2 Emerson Fittipaldi - Lotus-Ford
3 Jackie Oliver - Shadow-Ford
4 Jean Pierre Beltoise - BRM
5 Jackie Stewart - Tyrrell-Ford
6 Howden Ganley - Iso Marlboro-Ford

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