Villeneuve X Arnoux

Há 28 anos, o piloto francês René Arnoux (Renault) e o canadense Gilles Villeneuve (Ferrari) protagonizaram o que hoje é considerado o maior duelo da história da Fórmula 1.

O GP da França, disputado no dia 1 de julho de 1979, no cirucito de Dijon Prenois, teve 80 voltas. Villeneuve, 3º no grid, lidera até a volta de número 47, quando foi ultrapassado pela Renault de Jean-Pierre Jabouille. René Arnoux encosta em Villeneuve no final da prova, ameaçando sua vice-liderança. A disputa entre os dois é de prender a respiração. Nas últimas três voltas, Villeneuve e Arnoux percorrem curvas lado a lado, tocam rodas e fritam pneus nas freadas, trocando seguidamente de posição. O canadense termina na frente por 340 milésimos.

Comentário: houve extremo arrojo, coragem, determinação e perícia de ambas as partes. Mas, uma vez tendo sido tudo isso, o que mais me chamou a atenção é o fato de ter sido uma disputa limpa.

Crítica: agora me pergunto quando vamos voltar a ter um duelo igual a esse na F1. Hoje os carros se transformaram em verdadeiras parafernalhas computadorizadas. As corridas tornaram-se desfiles de veículos luxuosos. Não há mais emoção, a categoria ganhou glomour, mas perdeu a graça. Espero que previdências sejam tomadas o mais rápido possível, porque faz mais de uma década que a monotonia predomina nas manhãs de domingo.

O vídeo a seguir exibe imagens daquela incrível disputa:


Read More