Jogos de Formula 1

RFACTOR
rFactor é um simulador de corridas virtuais (também designadas de SimRacing) desenvolvido pela ISI - Image Space Incorporated. Esta foi também a companhia responsavel pela produção dos jogos F1 da Electronic Arts (EA), até 2003, altura em que lançou o F1 Challenge '99 '02.

Uma das principais vantagens evidenciadas por este simulador, é o facto de ter uma plataforma aberta, isto é, permite que se adicionem conteúdos extra produzidos pela comunidade. Existem centenas de modificações (mods), pistas e outros utilitários prontos a serem usados pelos donos deste simulador. O local a visitar por quem procura este conteúdo extra, é o rFactorcentral, que não só se recomenda, como é mesmo uma visita indispensável a qualquer jogador de rFactor. Atualmente, é considerado um dos melhores simuladores de corridas, disputando com outros jogos, como o Live for Speed.

Simulação - Física real Vs. Arcade

Como simulador que é, o rFactor difere dos mais comuns jogos de consola (arcade), onde basta ligar e 'acelerar', pois possui um motor físico que faz com que se tenha que obedecer a certos princípios físicos com que nos deparamos no dia a dia, quando conduzimos o nosso automóvel por exemplo. Movimentos e acelerações irreais, não funcionam aqui. Aqui para se ser rápido, é necessário que se conheçam alguns parâmetros de acerto de um carro de competição, como por exemplo: Caixa de velocidades, pressão dos pneus, suspensões, distribuição de peso entre outros.

GP4
Grand Prix 4 é um jogo de computador que simula a temporada de 2001 da Fórmula 1, lançado em 2002 pela MicroProse

Desde o lançamento do primeiro da série Grand Prix, em 1992, (em 1991 para o AMIGA, em 1992 para o PC) foram mais de 2 milhões de unidades vendidas por todo o mundo, formando uma legião de seguidores. O jogo, cuidadosamente elaborada bit a bit pelo seu criador, Geoff Crammond é um grande simulador.

O lançamendo to GP4 traz alguns novos "features" destacando o GP4 dos demais simuladores de F1. Talvez a maior modificação do GP4 em relação ao GP3 esteja na forma com que as 17 pistas foram modeladas. Usando equipamentos de GPS (Global Positioning Satelite) e mais de 30.000 fotografias os programadores foram capazes de conferir uma semelhança visual perfeita. Para o jogador ocasional os benefícios param por ai. Contudo, para o "piloto", a grande novidade é o realismo "topográfico" que esta modelagem das pistas produziu, com um impacto significativo na forma de "setar" e dirigir o carro em cada circuito. Esse impacto se resume em uma palavra: "cambagem".

Curvas que antes eram "flat", ou seja, sem nenhuma "cambagem" ou ângulo em relação a linha do horizonte, passaram a ter sua representação real no modelo do cirtuito. Cambagens positivas ou negativas, em relação à direção da curva, causam desvios nos parâmetros de aderência, estabilidade e tração que devem ser compensados nas configurações do carro e na forma de digir (mais precisamente: "atacar", executar e sair da curva).

Para completar a modelagem dos circuitos, em algumas partes das pistas são sentidas "ondulações" na pista e as "zebras", nas versões anteriores de tamanho, forma e textura padronizadas, agora são representadas como na pista real. Largas, estreitas, lisas ou até com "sonorizadores" (série de ondulações baixas e próximas que causam um barulho característico quando o pneu passa sobre elas).

F1 CHALLENGE
F1 Challenge é o quinto título de uma série da EA Sports baseada na Fórmula 1, a mais alta categoria automobilística do planeta, gerenciada pela Federation Internationale de l’Automobile, mais conhecida como FIA. Enquanto jogos da série Nascar são os favoritos no cenário esporte-automotivo nos EUA, a Fórmula 1 comanda o show no resto do mundo. O game vem preencher a necessidade masculina (e por que não de algumas representantes do sexo feminino) pela velocidade e competição. É fato que o esporte não seja tão massificado quanto o futebol, mas com certeza tem o seu nicho com bastante relevância aqui no Brasil.

F1 Challenge 99-02 quebra a tradição de oferecer carros, equipes e pistas de uma única temporada, permitindo que o jogador escolha o seu piloto favorito de uma determinada temporada entre os anos citados pelo título. Você pode inclusive correr em uma pista específica de uma temporada. Inovação? Infelizmente não... Esta foi a saída encontrada pela Eletronics Arts para lançar um novo game utilizando as licenças anteriores que já possuía, pois a licença a partir da temporada 2003 está em poder com exclusividade pela Sony que está anunciando um novo game revolucionário para seu console de última geração Playstation 2 (e o acordo de exclusividade vai até 2007, o que assusta os jogadores das outras plataformas).

F1 CHAMPIONSHIP EDITION
O simulador de Fórmula 1 da Sony faz o serviço completo, trazendo pilotos, carros, circuitos, regras e escuderias oficiais da temporada de 2006.

ENDURO
Enduro foi um dos jogos mais populares do ATARI 2600, ao lado de Pitfall e River Raid. O objetivo era vencer as diversas etapas do jogo, correndo contra as intempéries como, pouca visibilidade durante a noite, gelo na pista e neblina, além da pressão do tempo para concluir as fases.

Na primeira fase do jogo o objetivo é ultrapassar 200 carros, da segunda fase em diante são 300 carros e a dificuldade do jogo vai aumentando gradativamente, tornando o desafio cada vez maior. Este foi um jogo que deixou saudades e foi o percursosr de muitos jogos de sucesso que vieram depois, como "Pole Position", "Gran Turismo" e "Need For Speed".

Enduro é um jogo de video game produzido pela Activision em 1983 para o console Atari 2600. Foi talvez o jogo de corridas mais popular de seu tempo, superando mesmo clássicos consagrados em arcade, como Pole Position. Foi também um dos últimos sucessos do Atari antes da crise na indústria eletrônica entre 1983 e 1984.

O jogo era simples. O jogador controlava um carro, algo semelhante a um Fórmula 1 visto de trás, e precisava ultrapassar determinado número de carros para chegar à próxima etapa. A corrida simulava um dia inteiro, e diferentes condições de pista e visibilidade, como neve, noite e neblina, e o percurso era aleatório. Para ultrapassar a quota de carros, o jogador era obrigado a acelerar forte e demonstrar reflexos rápidos para desviar dos adversários mais lentos, o que se tornava cada vez mais difícil à medida em que o jogo prolongava-se.
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FIA divulga nova regra para temporada 2009

A FIA (Federação Internacional do Automobilismo) resolveu alterar o regulamento do campeonato para a temporada 2009. A partir deste ano, será considerado campeão o piloto que obtiver mais vitórias durante o ano. O sistema de pontuação permanece o mesmo dos anos anteriores.

Se a nova regra estivesse em vigor desde a década de 80, o tricampeão Ayrton Senna teria 4 títulos mindiais. Além disso, Felipe Massa teria sido campeão da temporada 2008.

O que motivou a FIA a mexer no regulamento foi justamente o ocorrido na temporada passada. Hamilton foi campeão tendo conquistado menos vitórias do que Massa, devido a sua regularidade.

Eu, particularmente, acredito que a decisão é um tanto equivocada, porque as demias posições do podium perderam importâcnia. Seria mais conveniente implementar o sistema de pontuação antigo, com o primeiro colocado ganhando 10 pontos e o segundo 6. Eu concordo que a vitória precisa ser valorizada, mas não desta forma. Desta vez eles passaram dos limites.
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