Grande Prêmio do Japão de 1990


21 de Outubro de 1990. Neste dia foi realizado o Grande Prêmio de Suzuka, a penúltima prova da temporada. Senna liderava o campeonato com 78 pontos e Alain Pront, seu eterno rival, estava em segundo, com 69. Cada vitória valia 9 pontos e o número de vitórias era utilizado como critério de desempate. Sendo assim, se Prost não terminasse aquela prova na zona de pontuação, independentemente da classificação de Senna, o brasileiro poderia comemorar o título da temporada por antecipação. E foi isso que aconteceu.

Nos treinos classificatórios, Ayrton Senna (McLaren), como de praxe, conquistou a pole, com Prost (Ferrari) em segundo. Se Senna terminasse a corrida na frente de Pront, como estava previsto, seu bicampeonato estaria assegurado. Na largada, porém, Prost tomou a dianteira, mas não por muito tempo. Logo na primeira curva, Senna jogou seu carro contra o do francês. Os dois saíram da pista e, atolados na caixa de brita, foram obrigados a abandonar a prova. Com Prost fora de ação, Senna foi declarado campeão da temporada. No final do GP, pódio verde-amarelo: Nelson Piquet em primeiro com Roberto Moreno em segundo.

A atitude anti-desportiva de Senna foi apenas uma espécie de vingança ao que ele sofreu no ano anterior. Em 1989, naquele mesmo circuito, Prost, com mais pontos no campeonato, colidiu seu caro contra o de Senna para garantir o título daquele ano. Ele só não esperava que Senna conseguisse retornar á corrida cruzando a linha de chegada em primeiro, mas isso é uma história para ser contada em outra oportunidade.
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