Grid de largada GP da Austrália 2009

Como já era de se esperar, Jenson Button e Rubens Barrichello, os dois pilotos da Brawn GP, iniciaram a temporada com ótimos resultados no treino classificatório deste sábado. Button e Barrichello irão largar na primeira fila, em primeiro e segundo, respectivamente. Entre os brasileiros, Massa larga em 7° e Piquet, em 17°.

O destaque negativo ficou por conta da McLaren, que deixou o treino no segundo qualifying. Hamilton teve problemas de câmbio e vai largar em 15°. Seu companheiro de equipe, Heikki Kovalainen, obteve o 14° tempo.

Confira:

1 J. Button (ING) Brawn 1m26s202
2 R. Barrichello (BRA) Brawn 1m26s505
3 S. Vettel (ALE) RBR 1m26s830
4 R. Kubica (POL) BMW Sauber 1m26s914
5 N. Rosberg (ALE) Williams 1m26s973
6 T. Glock (ALE) Toyota 1m26s975
7 F. Massa (BRA) Ferrari 1m27s033
8 J. Trulli (ITA) Toyota 1m27s127
9 K. Raikkonen (FIN) Ferrari 1m27s163
10 M. Webber (AUS) RBR 1m27s246
11 N. Heidfeld (ALE) BMW Sauber 1m25s504
12 F. Alonso (ESP) Renault 1m25s605
13 K. Nakajima (JAP) Williams 1m25s607
14 H. Kovalainen (FIN) McLaren 1m25s726
15 L. Hamilton (ING) McLaren sem tempo
16 S. Buemi (SUI) STR 1m26s503
17 N. Piquet (BRA) Renault 1m26s598
18 G. Fisichella (ITA) Force India 1m26s677
19 A. Sutil (ALE) Force India 1m26s742
20 S. Bourdais (FRA) STR 1m26s964

Read More

Os 50 melhores pilotos da história

O jornal inglês The Times elaborou uma lista que relaciona os 50 pilotos mais competitivos da história da Fórmula 1. O ranking apresenta alguns absurdos, entre eles:

- David Coultard em 32°.
- Raikkonen em 13°, à frente de de Lauda, Piquet e Fittipaldi.
- Jacques Villeneuve em 24°.
- Button em 41°.
- Hamilton em 20°.

Contudo, as sete primeiras posições são bastante coerentes. Destaque para Ayrton Senna em segundo, uma posição à frente de Schumacher.

1. Jim Clark (GBR)
2. Ayrton Senna (BRA)
3. Michael Schumacher (ALE)
4. Alain Prost (FRA)
5. Sir Jackie Stewart (GBR)
6. Juan Manuel Fangio (ARG)
7. Sir Stirling Moss (GBR)
8. Fernando Alonso (ESP)
9. Nigel Mansell (GBR)
10. Mika Hakkinen (FIN)
11. Alberto Ascari (ITA)
12. Graham Hill (GBR)
13. Kimi Raikkonen (FIN)
14. Niki Lauda (AUS)
15. Nelson Piquet (BRA)
16. James Hunt (GBR)
17. Jochen Rindt (AUS)
18. Gilles Villeneuve (CAN)
19. Sir Jack Brabham (AUS)
20. Lewis Hamilton (GBR)
21. Emerson Fittipaldi (BRA)
22. Alan Jones (AUS)
23. Keke Rosberg (FIN)
24. Jacques Villeneuve (CAN)
25. Mike Hawthorn (GBR)
26. Mario Andretti (EUA)
27. Bruce McClaren (NZL)
28. John Surtees (GBR)
29. Juan Pablo Montoya (COL)
30. Damon Hill (GBR)
31. Denny Hulme (NZL)
32. David Coulthard (GBR)
33. Didier Pironi (FRA)
34. Ronnie Peterson (SUE)
35. Felipe Massa (BRA)
36. Jody Scheckter (AFS)
37. Rubens Barrichello (BRA)
38. Jackie Ickx (BEL)
39. Carlos Reutemann (ARG)
40. Tony Brooks (GBR)
41. Jenson Button (GBR)
42. Phil Hill (EUA)
43. Giuseppe Farina (ITA)
44. Jo Siffert (SUI)
45. Lorenzo Bandini (ITA)
46. Gerhard Berger (AUS)
47. Dan Gurney (EUA)
48. Clay Regazzoni (SUI)
49. Peter Collins (GBR)
50. Michele Alboreto (ITA)
Read More

Dobradinha brasileira, iminente como nunca

Depois de muitos anos, as chances de vermos dois pilotos brasileiros nos lugares mais altos do pódio aumentaram consideravelmente.

Isso aconteceu pela última vez no Grande Prêmio do Japão de 1990, com Nelson Piquet em 1º e Roberto Moreno em 2º.

O GP da Bélgica de 1991 foi vencido por Ayrton Senna (McLaren) com Nelson Piquet (Beneton) em terceiro.

E no GP da Alemanha de 2008 tivemos Piquet e Massa em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Agora, com Barrichello e Massa andando no pelotão de elite, novamente devemos ter dois pilotos brasileiros no pódio, quiçá nos dois lugares mais altos.
Read More

Palavras de Martin Brundle sobre Rubens Barrichello

"Aos 36 anos de idade, Rubens Barrichello se sente surpreso e aliviado por poder disputar o Grande Prêmio de Melbourne, pela equeipe BrawnGP."

"Ele foi meu companheiro de equipe na Jordan, a muito tempo atrás, em 1996, e pelas conversas que tive com ele sabia que estava desesperadamente disposto a continuar pilotando."

"O brasileiro competiu por Jordan, Stewart, Ferrari e Honda, e conquistou 9 vitórias ao longo de sua carreira."

"Com o inacreditável começo tardio da nova Brawn-Mercedes, e nenhum teste realizado dentro da temporada, a equipe comandada por Ross Brawn compreensivelmente optou pela experiência de Barrichello em detrimento do potencial juveniel de Bruno Senna."

"Veterano com mais de 250 corridas disputadas, Rubens confirmou no GP da Grã-Bretanha do ano passado que ainda tem competência de sobra, pois conquistou um pódio sob condições adversas."

"Ele precisa tomar cuidado com seu companheiro de equipe Jenson Button, para superá-lo nos treinos classificatórios e durante as provas."

"Mas Barrichello pode facilmente surpreender em condições adversas e esta é uma caracterísitica contruída neste ano."
Read More

Acidente fantástico - França 1989

Grande acidente envolvendo seis carros na largada do Grande Prêmio da França, em 1989. Maurício Gugelmin "esquece" de usar o freio, bate numa Williams que estava à sua frente e atrapalha a passagem de todos os carros que vinham atrás.

Read More

GP Brasil 1989 - Jacarepaguá

Abertura da temporada em 26 de março de 1989 na pista de Jacarepaguá, última das dez corridas de Fórmula 1 disputadas no Rio de Janeiro: Nigel Mansell vence em sua estreia pela Ferrari seguido por Alain Prost (McLaren) e Maurício Gugelmin (March) que conquistou seu único pódio na categoria. Senna perdeu a prova ao se chocar com Berger e Patrese.

O vídeo abaixo mostra o momento em que Prost, Patrese e Gugelmin disputavam a vice-liderança. Patrese se aproxima de Gugelmin, à medida em que este se aproxima de Prost. No final, Patrese consegue realizar a ultrapassagem sobre o brasileiro, mas abandona a prova logo em seguida, com problemas no motor.
Gugelmin revelaria que preferiu não forçar para cima de Prost e assim garantir um lugar no pódio.

Curiosidade: neste dia Fausto Silva estreou seu programa dominical pela TV Globo.


Read More

Hamilton se diz pessimista para o GP da Austrália

O piloto inglês Lewis Hamilton declarou que não espera um bom desempenho de seu carro na corrida de abertura da Temporada 2009. A McLaren foi a surpresa negativa dos testes da pré-temporada. E, para Hamilton, essa impressão só mudará em Melbourne com uma pitada de sorte:

- Acho que, sendo otimistas, podemos conquistar um ponto. Mas não acho que isso vai acontecer. Mas temos de pensar de forma positiva, e tudo pode acontecer, nós podemos até marcar mais pontos, no ano passado somente sete carros terminaram a prova.

Ao que tudo indica, ele não quer criar expectativas.

Hamilton conquistou o título da temporada passada, mas o carro de sua equipe perdeu rendimento após implementar as adaptações impostas pelo novo regulamento.
Read More

Pra que servem os difusorres?

Nos últimos dias, houve muita polêmica em torno do uso dos difusores por parte de algumas equipes. Suas adversárias alegam que a utilização da peça não está prevista no regulamento, mas a final, qual a função deste dispositivo?

Em parte, eles servem para disciplinar o fluxo de saída do ar que passa por debaixo do assoalho, no segundo terço do chassis, embaixo do motor até a linha do aerofólio traseiro, há grande pressão nesta região, o que desestabiliza a trazeira do carro.

No caso dos difusores da BrawnGP, servem também para sujar o ar de quem vem atrás, principalmente na hora que tirarem o "vácuo" da BrawnGP e encontrarem uma parede de ar turbulento causado pela dissipação lateral dos difusores. Se notarem, o difusor da BrawnGP nas pontas jogam o ar para as laterais.
Read More