Tema da vitoria

A famosa composição do maestro Eduardo Souto ficou conhecida por tematizar as vitórias do brasileiro Ayrton Senna durante as transmissões da TV Globo.

A música foi composta em 1984, a pedido da Globo, para ser utilizada ao final do GP do Brasil, que naquele ano era sediado em Jacarepaguá. Por mais estranho que possa parecer, o primeiro piloto agraciado pela composição instrumental foi o francês Alain Prost, rival de Senna, vencedor daquele grande prêmio.

Depois, com a ascensão do Nelson Piquet, a Globo passou a utilizá-la em cada prova vencida por ele. A princípio, a música só seria tocada após as vitórias do Piquet, tanto que quando Senna venceu sua primeira corrida, em 1985, o tema não foi executado.

Hoje, todas as vitórias de pilotos brasileiros são celebradas com essa obra prima do maestro Souto. Porém, ela é até hoje muito comumente associada ao Ayrton Senna, talvez pela combinação perfeita entre sua obstinação e a emoção transmitida pela música.

Na década de 80, além deste, foram compostos muitos outros arranjos e trilhas sonoras memoráveis para a programação da Rede Globo. Infelizmente, hoje a emissora já não tem a mesma qualidade de anos atrás. Mas isso não vem ao caso.

Quem quiser ouvir o Tema da Vitória pode encontrá-lo com facilidade em compartilhadores de arquivo como Emule e Kazaa.

0 comentários:

Postar um comentário