GP de Portugal de 1984
Nesse GP, Lauda, aos 35 anos, consegue seu tri-campeonato, após sete anos de espera por mais um título. Belíssima corrida de Lauda, que largou em 11° e terminou em 2°, garantindo
o título com meio ponto de diferença para Prost. Destaque também para o terceiro lugar de Senna, piloto estreante, que, a bordo de uma modesta Toleman, conquistou três pódios em sua primeira temporada. Foi o último pódio da Toleman, que se despedia de Ayrton Senna. O brasileiro iria para a Lotus em lugar de Nigel Mansell no ano seguinte.
Na transmissão da Globo, quando Lauda e Senna apareceram juntos, Galvão foi profético: "e aí você vê um choque de duas gerações, o grande Niki Lauda e o, quem sabe, futuro grande Ayrton Senna".
Foi a primeira vez na história que Ayrton Senna e Nelson Piquet pontuaram num mesmo Grande Prêmio de Fórmula 1. Piquet concluiu o GP em sexto.
Antes dessa prova, Portugal sediou as corridas em Monsanto (1959), vencida por Stirling Moss, e no Porto (1960), vencida por Jack Brabham, que se tornou bicampeão mundial. Ambos eram pilotos da Cooper. Portugal se manteria no calendário até 1996.
o título com meio ponto de diferença para Prost. Destaque também para o terceiro lugar de Senna, piloto estreante, que, a bordo de uma modesta Toleman, conquistou três pódios em sua primeira temporada. Foi o último pódio da Toleman, que se despedia de Ayrton Senna. O brasileiro iria para a Lotus em lugar de Nigel Mansell no ano seguinte.
Na transmissão da Globo, quando Lauda e Senna apareceram juntos, Galvão foi profético: "e aí você vê um choque de duas gerações, o grande Niki Lauda e o, quem sabe, futuro grande Ayrton Senna".
Foi a primeira vez na história que Ayrton Senna e Nelson Piquet pontuaram num mesmo Grande Prêmio de Fórmula 1. Piquet concluiu o GP em sexto.
Antes dessa prova, Portugal sediou as corridas em Monsanto (1959), vencida por Stirling Moss, e no Porto (1960), vencida por Jack Brabham, que se tornou bicampeão mundial. Ambos eram pilotos da Cooper. Portugal se manteria no calendário até 1996.
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