Senna x Schumacher
Uma discussão que vem gerando muita polêmica internet à fora diz respeito à escolha do melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos. Os “concorrentes” mais apontados pela extrema maioria são Michael Schumacher e Ayrton Senna.
Os fãs do Schumacher têm uma forte e poderosa base de argumentos, pois além de ter batido todos os recordes, ele foi o único piloto a conquistar 7 títulos mundiais. Porém, vamos fazer uma análise mais cuidadosa:
Ayrton Senna disputou 10 temporadas (1984-1993) e morreu na décima primeira. Entre essas 10 temporadas, ele venceu 3. Schumacher, em suas 10 primeiras temporadas (1991-2000), também venceu 3, ou seja, empate. A diferença é que Senna demorou 8 anos para conquistar o terceiro título, enquanto Schumacher só o fez em seu décimo ano.
Há de se considerar também que Schumacher venceu as temporadas de 94 e 95, sendo que em 94, Senna era favorito ao título, tanto que nas 3 provas que disputou até sua morte, foram 3 pole-positions. Lembre-se também que em Ímola ele acidentou-se quando estava na liderança, distanciando-se de Schumacher, que ocupava a segunda posição. Se o fatídico acidente na curva Tamburello não houvesse acontecido, Senna teria enormes chances de vencer essas duas temporadas no lugar do Schumacher, o que causaria uma mudança radical nas estatísticas de ambos os pilotos.
Outro aspecto a ser observado são as dificuldades que ambos enfrentaram em suas carreiras. Schumacher nunca teve concorrentes a altura, tanto que seu fraco companheiro de equipe, Rubens Barrichello, foi vice-campeão duas vezes. Por outro lado, Senna competiu com Prost, Piquet, Lauda e Mansell, verdadeiras lendas do automobilismo mundial.
Schumacher vencia corridas com extrema facilidade, pois seu carro era insuperável. Em 1999, quando precisou afastar-se das pistas em função de um acidente, seu companheiro de equipe, Eddie Irvine, assumiu a responsabilidade e competiu de igual para igual com Mika Hakkinen pelo título daquele ano, levando a decisão para a última prova, quando acabou finalmente superado. Agora, diga-me se o Irvine era um piloto a altura do Schumacher. É óbvio que não, pois logo no ano seguinte ao do vice-campeonato ele foi desvinculado da Ferrari e terminou sua desonrosa carreira a bordo de uma Jaguar, o pior carro do grid.
Senna, pelo contrário, fazia milagres em situações adversas. Venceu 6 corridas com uma mediana Lotus, e ainda conquistou três pódios com uma fraquíssima Toleman, no início de sua carreira.
Escrevi esse texto para demonstrar que, embora possa parecer o contrário, até as estatísticas estão a favor de Senna. Não há muito o que questionar, Senna é indiscutivelmente o maior nome do automobilismo mundial de todos os tempos, só não vê quem não quer.
Os fãs do Schumacher têm uma forte e poderosa base de argumentos, pois além de ter batido todos os recordes, ele foi o único piloto a conquistar 7 títulos mundiais. Porém, vamos fazer uma análise mais cuidadosa:
Ayrton Senna disputou 10 temporadas (1984-1993) e morreu na décima primeira. Entre essas 10 temporadas, ele venceu 3. Schumacher, em suas 10 primeiras temporadas (1991-2000), também venceu 3, ou seja, empate. A diferença é que Senna demorou 8 anos para conquistar o terceiro título, enquanto Schumacher só o fez em seu décimo ano.
Há de se considerar também que Schumacher venceu as temporadas de 94 e 95, sendo que em 94, Senna era favorito ao título, tanto que nas 3 provas que disputou até sua morte, foram 3 pole-positions. Lembre-se também que em Ímola ele acidentou-se quando estava na liderança, distanciando-se de Schumacher, que ocupava a segunda posição. Se o fatídico acidente na curva Tamburello não houvesse acontecido, Senna teria enormes chances de vencer essas duas temporadas no lugar do Schumacher, o que causaria uma mudança radical nas estatísticas de ambos os pilotos.
Outro aspecto a ser observado são as dificuldades que ambos enfrentaram em suas carreiras. Schumacher nunca teve concorrentes a altura, tanto que seu fraco companheiro de equipe, Rubens Barrichello, foi vice-campeão duas vezes. Por outro lado, Senna competiu com Prost, Piquet, Lauda e Mansell, verdadeiras lendas do automobilismo mundial.
Schumacher vencia corridas com extrema facilidade, pois seu carro era insuperável. Em 1999, quando precisou afastar-se das pistas em função de um acidente, seu companheiro de equipe, Eddie Irvine, assumiu a responsabilidade e competiu de igual para igual com Mika Hakkinen pelo título daquele ano, levando a decisão para a última prova, quando acabou finalmente superado. Agora, diga-me se o Irvine era um piloto a altura do Schumacher. É óbvio que não, pois logo no ano seguinte ao do vice-campeonato ele foi desvinculado da Ferrari e terminou sua desonrosa carreira a bordo de uma Jaguar, o pior carro do grid.
Senna, pelo contrário, fazia milagres em situações adversas. Venceu 6 corridas com uma mediana Lotus, e ainda conquistou três pódios com uma fraquíssima Toleman, no início de sua carreira.
Escrevi esse texto para demonstrar que, embora possa parecer o contrário, até as estatísticas estão a favor de Senna. Não há muito o que questionar, Senna é indiscutivelmente o maior nome do automobilismo mundial de todos os tempos, só não vê quem não quer.